top of page

CONSERVAÇÃO

O único lugar do planeta onde o sapinho-admirável-de-barriga-vermelha (Melanophryniscus admirabilis) ocorre é o Município de Arvorezinha, no Rio Grande do Sul. Por isso, ele pode ser considerado um patrimônio brasileiro e todos devemos nos preocupar com a sua preservação!

 

No entanto, diversos fatores ameaçam a espécie e, por isso, ela é considerada Criticamente em Perigo de Extinção!

 

Não permita que o sapinho desapareça! Ajude a protegê-lo!

AMEAÇAS AO SAPINHO

PROJETOS DE GERAÇÃO DE ENERGIA

Se forem instaladas hidrelétricas no rio Forqueta, na região do Perau de Janeiro (único local do planeta onde Melanophryniscus admirabilis ocorre), os sapinhos serão negativamente afetados. Centrais hidrelétricas, mesmo que pequenas, alteram o fluxo natural das águas dos rios. Os sapinhos-admiráveis, como sabemos, são extremamente dependentes dessas variações para sua reprodução.

DESMATAMENTO

Muitas áreas ao redor do Perau de Janeiro já foram e continuam sendo desmatadas. Além de as florestas serem os locais onde os sapinhos e muitos outros animais vivem, quando elas são derrubadas o solo fica enfraquecido, aumentam os riscos de erosão, os rios são afetados e até mesmo o clima pode ser alterado, já que florestas naturais são as principais reguladoras do equilíbrio do meio-ambiente.

COLETA ILEGAL

Apenas pessoas autorizadas pelo IBAMA podem pegar os sapinhos. É proibido por lei capturar, trocar de lugar, usar como isca para pesca, levar para casa, comprar ou vender esses animais. Quem fizer isso pode ter que pagar multa ou até ser preso. Lembre-se que os sapinhos não sobrevivem fora do Perau de Janeiro! Se você souber de algo que está prejudicando o sapinho, ajude avisando o IBAMA de forma anônima e gratuita pelo número 0800-61-8080.

AGROTÓXICOS

O uso excessivo de agrotóxicos nas lavouras também pode prejudicar os seres vivos, incluindo os humanos. Se não forem tomados os cuidados necessários durante a aplicação desses venenos, as consequências para a natureza podem ser desastrosas, incluindo a contaminação da água que bebemos e das quais os sapinhos necessitam para sua sobreviência.

POLUIÇÃO

A poluição do rio Forqueta é uma das principais ameaças à existência do sapinho, uma vez que ele é dependente da qualidade das águas para sobreviver. Lixo, sujeira e produtos químicos despejados nas águas dos rios, além de prejudicarem os animais e as plantas, afetam também a vida das pessoas, já que todos precisamos de água limpa para sobreviver.

bottom of page